Entrevista publicada originalmente no Site Esperança conduru
“Eu vi uma coisa que acredito muito: Educação ambiental para crianças.”.
“Eu vi uma coisa que acredito muito: Educação ambiental para crianças.”.
.
# Foi uma experiência muito bacana. Fiquei bastante emocionado ao falar para as turmas de 1ª, 3ª e 5ª série. Acredito muito na educação ambiental para crianças que se encontram nesse nível escolar. Nós, adultos, temos a capacidade de aprender e, às vezes, somos conscientizados e até sensibilizados; mas daí a pormos em prática o que aprendemos é uma distância muito grande. Depende de atitude e mudança de hábito. Já as crianças, são puras, verdadeiras. O que elas aprendem, colocam em prática, imediatamente, chegando inclusive ao ponto de corrigir aos adultos de casa.
O que ficou marcante nessa experiência?
# O interesse e a participação ativa das crianças, principalmente das mais novas, da 1ª série, que se comportaram com a irreverência peculiar a idade, mas que obtiveram bom proveito. Fiquei muito impressionado, também, com a iniciativa das professoras: dedicadas, organizadas e, principalmente, comprometidas com a causa ambiental. Elas, espontaneamente, procuraram o Instituto Floresta Viva para que realizássemos esse trabalho. Isso nos deixou animados demais. Nos trabalhos, aconteceram dramatização, poesia, música, tudo relacionado ao meio ambiente. Elas ‘linkaram’ as datas 14 de março (Dia da Poesia), 21 de março (Dia Internacional das Florestas) e 22 de março (Dia Mundial da Água). Muito interessante!
# Tenho trabalhado com comunidades, assentamentos, restauração florestal, pesquisa. Sinto que o que é transmitido à criança replica em atitudes imediatas. O adulto não se comporta com a mesma eficiência. Por isso, queremos continuar apoiando iniciativas como essa da Vila Juerana. Inclusive, ficamos no compromisso de doar três mudas da espécie “Juerana Litoral”, que é bem ligada a essa Vila. Faremos noutro momento, quando as crianças plantarão essas árvores. Fico feliz por termos formado uma parceria forte com essa equipe de educadores.
Qual o conteúdo abordado em sua palestra na Vila Juerana?
O trabalho realizado na Juerana despertou interesse de outros professores?# Sim. Havia uma representante da secretaria municipal de Educação de Ilhéus, que manifestou o interesse em expandir essa experiência para outras comunidades. É bom que divulguemos a existência de nossas riquezas naturais, nossas florestas e a importância da conservação para os seres humanos.
Qual a importância da Educação Ambiental para a consolidação do Corredor Ecológico Esperança Conduru?