quarta-feira, 11 de abril de 2012

No ar, Sustentabilidade em Foco 2012

Além do Site Esperança Conduru, e da Sinalização Ecológica, o projeto de comunicação do Minicorredor ecológico Esperança Conduru utiliza a rádio para irradiar a informação ambiental. Já se encontra no ar o programa “Sustentabilidade em Foco”(1). Em verdade, trata-se de programetes que dão informações a respeito do Corredor Prioritário PESC/ Boa Esperança, nos dias segunda, quarta e sexta, às 7 da manhã, na rádio Santa Cruz (1090 AM), de Ilhéus; e na sexta-feira, às 11:55, na Ubatã FM (91.9), de Ubatã.

A cada edição, a divulgação das maravilhas naturais existentes no belo pedaço da região sul da Bahia. O Corredor Prioritário PESC/ Boa Esperança abriga quatro unidades de conservação (uc), a saber: Parque Municipal Boa Esperança (PMBE), em Ilhéus; Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoa Encantada e Rio Almada (Ilhéus); APA Serra Grande Itacaré; e Parque Estadual Serra do Conduru (PESC), em Uruçuca.

A ideia inédita no rádio possibilita que milhares de pessoas conheçam mais detalhadamente a riqueza da vasta Mata Atlântica. Afinal, a audiência do rádio é fabulosa. Na semana, os programetes são exibidos na rádio Santa CruzAM, ao passo que nos finais de semana, na Ubatã FM.

Em trinta segundos, com o uso de linguagem acessível, o ouvinte toma conhecimento da existência, bem como da importância de se preservar vegetação e as espécies animais em risco de extinção. Segundo Eduardo Rodrigo, gestor do PMBE, “o parque é considerado uma área quente de biodiversidade, que apresenta estudos realizados por instituições diversas como CEPLAC (2), UESC (3) e The New York Botanical Garden, que identificou mais de 2.200 espécies, inclusive algumas ameaçadas de extinção. Além do mais, encontramos madeiras de lei que não é fácil de encontrar como o Pau Brasil”, conclui o gestor.

O gestor do PESC, Marcelo Barreto, afirma que já é possível constatar o uso sustentável e inteligente da mata. “Só dentro do Conduru, são 164 hectares de área reflorestada. São sementes e mudas vindas de agricultores, projetos e recursos disponibilizados para as ONG´s (4). As comunidades têm-se especializado e executado seus trabalhos”.
Portanto, vale à pena ligar-se nas ondas do rádio e saber mais sobre o que a região sul da Bahia oferece de melhor para a sua gente. Tudo isso com o relato de gente que entende do assunto.

(1) Equipe do programa

* Reportagem: Marcos Pennha e Paulo Paiva
* Redação: Emílio Gusmão
* Produção: Roque Vieira
* Apresentação: Gil Gomes

.
(2) Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
(3) Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
(4) Organizações não governamentais (ONGs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe com a sua experiência.