segunda-feira, 26 de março de 2012

Legitimação do Conselho Gestor do Parque Municipal da Boa Esperança depende de prefeito e vereadores

____________________________

Aconteceu, nesta sexta-feira (23), a reunião do Conselho Gestor do Parque Municipal da Boa Esperança (PMBE) na sede da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (MARAMATA), que fica na Nova Brasília, em Ilhéus/ BA. O principal tema da pauta foi a constituição, legitimação e fortalecimento do próprio Conselho, que ainda está dependendo de encaminhamento do prefeito Newton Lima (PT) ao legislativo para votação.


Maria do Socorro Mendonça, do Ação Ilhéus, Marcelo Barreto do INEMA e Capitão Eliezer Santos Ribeiro da CIPPA, conselheiros dispostos a colaborar com a gestão do parque.

O gestor da Unidade, Eduardo Rodrigo, conduziu a reunião. Ele tambêm destacou as dificuldades encontradas pelo Parque, mas convocou as instituições a se mobilizarem para o fortalecimento de Conselho Gestor, e resolução de conflitos. Eduardo anunciou que o prefeito pediu que informasse, aos presentes, que vai encaminhar o projeto do conselho com a confirmação de seus representantes para a Camara Municipal nos próximos dias, como também, transferir a gestão do parque da Sec. de Planejamento para a recém criada Sec. de Meio Ambiente.

O gestor do PMBE, Eduardo Rodrigo, recebe do conselheiro Rones Flasgardes, representante do Instituto Floresta Viva, a doação de equipamentos adiquiridos pelo Projeto Corredores Ecológicos para a Secretaria Executiva da Unidade de Conservação.

Também foram ressaltadas outras questões, como a necessidade de confirmação de rumos, e da realização de um levantamento planialtimétrico, também, a atualização do Plano de Manejo, e a importância do Parque para o Projeto Corredor Ecológico. Na oportunidade, o Instituto Floresta Viva, gestor do projeto, realizou a doação de equipamentos de informática para a secretaria executiva do PMBE.

......

Sec. de Meio Ambiente de Ilhéus, Harildo Ferreira, esclareceu dúvidas dos presentes, durante a reunião.

O Conselho é um modelo de gestão participativa e integrada entre diversos setores do governo e da sociedade civil organizada. No caso PMBE, a composição do conselho gestor foi discutida durante reuniões no final de 2010, resultando na candidatura de 22 representações do governo e da sociedade civil.

A reunião foi aberta pelo presidente da Maramata, ex-prefeito Antônio Olímpio Rhem da Silva, que elencou uma série de problemas que persistem no Parque, ao longo dos anos, e que, segundo ele, não houve empenho das autoridades para resolvê-los. Destacou o acesso sem controle, a necessidade de novos levantamentos para confirmar os limites, e que uma ação na Justiça para que uma proprietária libere o acesso principal do Parque está parada há cinco anos.

Com a legitimação, e posse dos conselheiros, ficou estabeleciso ainda, um cronograma de reuniões bimestrais, sempre as terceiras terças de cada mês, às 3 horas da tardem na sede da MARAMATA. Também foi prevista a necessidade de uma convocação extraordinária, assim que o conselho for oficializado, para que seja elaborado o seu regimento interno. Quanto a definição da composição do conselho, decidiu-se pela retirada de duas instituições, uma de cada segmento (Sociedade Civil e Governo).

Confira abaixo, as entidades participantes da primeira formação do Conselho Gestor do Parque Municipal da Boa Esperança:

______________________________________SETOR GOVERNAMENTAL

Setur - Secretaria de Turismo -Prefeitura de Ilhéus

Seduc- Secretaria de Educação - Prefeitura de Ilhéus

INEMA - PESC -  Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrico e Parque Estadual da Serra do Condurú- Governo da Bahia

CEPLAC -  Comissão Executiva de Plano da Lavoura Cacaueira

UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

EMBASA -Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A

CIPPA - Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental

SUDIC -Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial

GUARDA MUNICIPAL - Orgão vinculado a Secretaria de Administração- Prefeitura de Ilhéus

MARAMATA -  Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata- Prefeitura de Ilhéus
_______________________________________SETOR SOCIEDADE CIVIL

Ong. Ação Ilhéus- Organização Não Governamental

ATIL - Associação de Turismo de Ilhéus

IESB -Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia

INSTITUTO FLORESTA VIVA -Organização Não Governamental

Associação de Moradores do Banco da Vitória

Associação de Moradores do Iguape

Associação de Moradores da Avenida Esperança

REDE SOCIAL SOL -Organização Não Governamental

ORDEM -ORGANIZAÇÃO PRÓ-DEFESA E ESTUDO DOS MANGUEZAIS DA BAHIA

OAB- Ordem dos Advogados do Brasil

Um comentário:

  1. "Boa Tarde Excelentissimos Srs. E Sras É Muito Importante Está Conexão Soul Um Dos Gestor Do Parque Da Consciência Negra Quer Ficar Localizado Em Cid.Tiradentes São Paulo Estou Feliz Com Este Contato Valeu Gente Um Abraço Tchau!

    ResponderExcluir

Participe com a sua experiência.