O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) expediu, no último dia 1º de fevereiro, documento, em 163 páginas, que explicita análise técnica do Estudo de Análise Ambiental/ Relatório de Impacto Ambiental (EIA/ RIMA) do empreendimento Porto Sul, de responsabilidade do Governo do Estado da Bahia, através do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (DERBA); e o Terminal de Uso Privativo (TUP), específico para o escoamento de minério de ferro, que prevê ser servido pela Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), sob a responsabilidade da Bahia Mineração (BAMIN). Ambos os empreendimentos estão programados para o funcionamento interrelacionados, utilizando conjuntamente a mesma estrutura de acesso marítimo, ou seja, pela ponte offshore.
A ideia inicial dos empreendedores é de que o empreendimento fosse construído no distrito de ilheense Ponta da Tulha, que fica na estrada Ilhéus/ Itacaré. O IBAMA não aprovou, visto que o local abriga uma Unidade de Conservação (UC), recomendando que fosse escolhido outro local. Os empreendedores elegeram Aritaguá, distrito de Ilhéus.
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O parecer técnico, elaborado pelo consórcio Hydra/ Orienta, aponta diversas falhas no estudo apresentado, a exemplo da viabilidade econômica, onde não foi mencionado o retorno do empreendimento de acordo com os investimentos a serem empregados. Uma eventual emissão de Licença Prévia (LP), por se tratar de empreendimentos distintos, terá sua fase de instalação avaliada em separado pelo IBAMA. Maiores detalhes do parecer podem ser vistos através do site, ( http://www.ibama.gov.br/licenciamento ), usando o número de informação técnica 27/ 2011 do Processo 02001.003031/2009-84.
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